Pós-graduação
EMail

Os integrantes do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura atuam em duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC:

Trabalho, Sociedade e Cultura

As reflexões desenvolvidas pelos integrantes da linha encontram sua referência na História Social. Seu eixo temático principal parte da centralidade do trabalho e dos trabalhadores na construção do mundo contemporâneo. Para isso, busca compreender a diversidade de experiências, culturas, formas associativas e dinâmicas políticas dos trabalhadores, tentando refletir para além dos sujeitos tradicionais e desafiar as dicotomias clássicas da história do trabalho como rural/urbano, escravo/livre, formal/informal. Entre seus temas de pesquisa e interesses de orientação destacam-se: a história da escravidão e do pós-emancipação no Brasil e no Atlântico, o trabalho e os movimentos sociais na cidade e no campo; os significados conflitantes da “liberdade” na história do trabalho contemporânea; a história urbana e a história agrária no Brasil entre os séculos XVIII e XX; a história social em uma perspectiva comparada e transnacional.

Professores: Beatriz Gallotti Mamigonian; Henrique Espada Lima e Paulo Pinheiro Machado

Política, Escrita, Imagem e Memória

Refletir sobre os nexos entre história e arte e suas políticas socioculturais, focando produções artísticas, culturais e intelectuais nos seus diversos meios: literatura, artes plásticas e gráficas, fotografia, cinema, moda, arquitetura, dança, teatro, música, informática, mídia e propaganda, rituais e comemorações, monumentos e museus, compreendidos nos seus contextos de produção, circulação e recepção. Essa abordagem se desdobra sobre uma pluralidade de temas: processos de pertencimento e exclusão, de identidades e representações, de comunidades e organizações, de territorialidades e fronteiras, de relações internacionais e de políticas públicas, de experiências do mundo do trabalho e movimentos sociais, de urbanização e suas reformas, de preservação do patrimônio, de relação entre cidade e campo, e dos usos de novas tecnologias.

Professor: Adriano Luiz Duarte

Veja aqui as disciplinas oferecidas pelos integrantes do Laboratório no PPGH e aqui os alunos já formados no mestrado e no doutorado.