Disciplinas de Pós-Graduação
EMail

Estão listadas abaixo as disciplinas optativas oferecidas pelos integrantes do Laboratório no Programa de Pós-Graduação em História, com links para os respectivos programas.

HST 3460  Movimentos Sociais e Experiências 

Analisar, discutir e avaliar as diferentes abordagens historiográficas e suas implicações teóricas e metodológicas sobre a História Social, o estudo de movimentos sociais rurais e/ou urbanos, o conceito de cultura e suas apropriações na história social do trabalho e nas instituições e organizações formais e informais de trabalhadores.

Programa da disciplina em 2010.1 (Fabiane Popinigis)

Programa da disciplina em 2009.2 (Paulo Pinheiro Machado)

Programa da disciplina em 2007.1 (Paulo Pinheiro Machado)

Programa da disciplina em 2004.1 (Adriano Luiz Duarte)

HST 510019 – História Social do Brasil no século XIX

Professora Beatriz Gallotti Mamigonian

Discussão das novas abordagens sobre a construção do Estado Nacional, cidadania e participação política e a constituição do “povo” no Brasil imperial. Reflexão sobre metodologias de pesquisa e o uso de fontes históricas.

Programa da disciplina

HST 510016 – Encontros e Desencontros entre História e Literatura

Professor Adriano Luiz Duarte

Refletir acerca das relações história e arte, na perspectiva da história social da cultura.

Programa da disciplina

Trabalho e cidadania – séculos XIX e XX

Professora Beatriz Gallotti Mamigonian

Escravidão e liberdade na era moderna; abolicionismo num contexto atlântico; trabalho e cidadania no pós-abolição nas Américas; trabalho escravo e outras formas de trabalho compulsório na África; hierarquias sociais no contexto do colonialismo; trabalho livre, trabalho compulsório e cidadania no século XX.

Programa da disciplina

HST 3615 – Política, cultura e lei: uma introdução à obra de Edward Palmer Thompson

Professor Adriano Luiz Duarte

O curso tem o objetivo de discutir alguns textos seminais do historiador marxista britânico Edward Palmer Thompson (1924-1993). A proposta é, basicamente, acompanhar a coletânea: The essencial E. P. Thompson, publicada no ano de 2000, sete anos após a sua morte, e organizada por sua esposa, a também historiadora Dorothy Thompson. Portanto, o curso não tratará dos inúmeros comentadores da obra de Thompson nem, tampouco, das agudas polêmicas em que se envolveu, seja como historiador, seja como militante de esquerda ou como ativista do movimento pacifista.

Programa da disciplina